Apesar de parecer difícil, os advogados precisam utilizar estratégias de vendas para seus escritórios de advocacia conquistarem mais clientes. Veja como fazer!

Captar clientes é uma tarefa essencial em qualquer escritório de advocacia que deseja crescer e se estabilizar no mercado. Contudo, essa atividade deve ser feita sem infringir o código de ética da OAB.

Existem várias estratégias de vendas que são utilizadas em empresas e algumas também são interessantes para os advogados, já que são éticas e eficientes. Para que você possa aplicá-las em seu negócio, a seguir, mostraremos as melhores estratégias de vendas para escritórios de advocacia. Vamos lá?

Estratégias de vendas para escritórios de advocacia

1. Faça um cartão de visita

Pode parecer exagero, mas um cartão de visita auxilia muito o advogado que deseja conquistar mais clientes. É por meio desse instrumento que o cliente em potencial se lembra de você ou do escritório, e avalia se vai tentar iniciar uma conversa profissional ou não.

O cartão também mostra ao consumidor qual é o campo que você atua na advocacia e como ele pode entrar em contato. Em posse do cartão ele ainda consegue pesquisar sobre o escritório e se certificar de que a empresa é confiável.

O papel deve conter o seu nome, a sua especialidade ou a do escritório, o endereço do site da empresa (se houver) e um número e e-mail para contato. Lembre-se de não colocar muitas informações, pois isso pode poluir o cartão.

2. Tenha um site

Atualmente, a maior parte dos consumidores busca informações na internet sobre produtos e serviços. Sendo assim, um escritório de advocacia que deseja se destacar no mercado e conquistar novos clientes precisa investir em uma boa presença online.

A sua página na internet precisa mostrar ao cliente em potencial qual é o ramo da advocacia que os profissionais do escritório atuam, quem são os advogados, os clientes e parceiros da empresa. Caso seja possível, é interessante colocar uma sessão de depoimentos de clientes que já foram atendidos pelo escritório.

Além de conter informações, o site precisa ter um layout agradável e responsivo, ou seja, que funciona em computadores, tablets e celulares. Essas características farão com que o indivíduo não desista ou saia rapidamente de sua página.

Se o site tiver uma aparência poluída ou se ele não funcionar bem em um celular, por exemplo, a pessoa que acessou a página pode se irritar e sair do site antes mesmo de absorver os dados contidos ali. Sendo assim, o mais indicado é que o site seja criado por um especialista no assunto.

3. Produza conteúdo regularmente

É importante também que o site tenha um blog, em que o escritório possa publicar conteúdos relevantes regularmente para os clientes. Esse espaço pode conter artigos e matérias que oferecem dicas e tiram dúvidas recorrentes de clientes do escritório de advocacia.

Criar e publicar esse tipo de conteúdo é bem interessante, porque ele mostra que os profissionais da empresa sabem o que estão fazendo. Isto é, esses conteúdos dão credibilidade e confiabilidade para a empresa. Então, as chances de um cliente em potencial decidir entrar em contato com o escritório aumentam.

Para que os artigos sejam encontrados pelos consumidores, você não pode se esquecer de criá-los utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essas são práticas que, quando bem usadas, colocam a sua página entre os primeiros resultados de um mecanismo de busca, como o Google.

Lembre-se ainda de fazer conteúdo regularmente, para que você possa fidelizar sua clientela. Se o blog ficar muito tempo desatualizado, as pessoas vão parar de acessá-lo, de buscar informações com o seu escritório e de enxergá-lo como uma referência no meio em que ele atua.

4. Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que ajuda a empresa a manter um relacionamento com o cliente. Por isso, ele pode aumentar o número de vendas, entretanto ele deve ser utilizado com cuidado.

Isto é, o e-mail marketing não é um local apropriado para você fazer propaganda direta de seu escritório. Nesse espaço o correto é enviar conteúdo relevante para o consumidor, como dicas e informações sobre um tipo de processo.

Ademais de prestar atenção no conteúdo, fique atento a quem vai receber o e-mail. Mande somente para aqueles usuários que lhe deram permissão e passaram o endereço do correio eletrônico.

Para pegar os e-mails dos visitantes de seu site ou blog, você pode colocar caixas de cadastros nas páginas e, se alguém tiver interesse, basta se registrar.

5. Ofereça um diferencial

Essa estratégia é muito atraente, principalmente para aqueles clientes que estão em dúvida se contratam o seu escritório ou outro. Quando você adiciona um diferencial ao pacote, o consumidor com certeza vai refletir e avaliar qual proposta passa a ser a mais interessante.

Esse diferencial pode ser oferecido de dois modos. O primeiro é pontual, ou seja, você pode adicionar um benefício gratuito de acordo com o contrato que está montando para o cliente. Já no segundo modelo o seu escritório tem um diferencial permanente que é capaz de influenciar na decisão do consumidor.

Por exemplo, se a sua empresa tiver um software que facilita determinados processos para o cliente e diminui a burocracia, pode ser que o indivíduo escolha o seu escritório pela praticidade e facilidade de comunicação.

6. Participe de eventos

Promover e participar de eventos jurídicos são ótimas maneiras de conhecer clientes em potencial e de ser visto pelo seu público. Esses locais são propícios para você atrair pessoas, mostrar o seu conhecimento e como o seu escritório funciona.

Lembre-se de que é importante participar de eventos que não são somente jurídicos, pois assim você tem a oportunidade de apresentar o seu negócio para mais pessoas que não atuam no mesmo campo que você. Além disso, é essencial frequentar eventos para que os indivíduos se lembrem de seu escritório.

Essas estratégias de vendas se baseiam majoritariamente na ideia de fornecer conhecimento para o seu cliente em potencial. Por isso, elas são relevantes e não infringem o código de ética da OAB.

Depois de conhecer as melhores estratégias de vendas para escritórios de advocacia, já sabe quais delas vai colocar em prática em seu negócio?