A inadimplência de clientes em escritórios de advocacia é comum. Então, aprenda como você pode evitar esse problema.

Ter que lidar com a inadimplência de clientes em um escritório de advocacia é algo que acontece com mais frequência do que os profissionais gostariam. Apesar de ser relativamente comum, até os advogados mais experientes podem ter dificuldades para resolver essa situação.

Afinal de contas, a cobrança tem que ser feita para não prejudicar o planejamento financeiro do escritório. Mas, como cobrar um cliente sem estragar o relacionamento entre vocês?

Como essa é uma dúvida bastante comum, fizemos essa lista com dicas de como evitar a inadimplência de clientes. Dessa forma, você saberá como agir em seu escritório. Continue lendo o nosso post e confira!

Como evitar a inadimplência de clientes

1. Analise o perfil de seu cliente

Para que a prevenção contra a inadimplência de clientes funcione, o ideal é que ela comece a partir do momento que você conhece a pessoa ou a empresa para quem vai prestar serviço. Dessa forma, é mais fácil se planejar e saber como lidar com esse cliente.

Sendo assim, em um primeiro encontro com seu novo cliente, é fundamental que você analise o perfil dele. Para isso, você pode fazer perguntas diretamente a ele ou até mesmo se informar com outros profissionais que já realizaram trabalhos para esse cliente. Assim, você saberá qual é o poder de compra dele e como ele se comporta como consumidor.

Ao analisar essas informações, você poderá definir o melhor modo de fazer negócio com ele. Ou seja, qual será o valor cobrado pela prestação de serviço, os meios de pagamento que mais atendem às necessidades do cliente, as multas em caso de inadimplência etc.

2. Seja organizado

Depois de definir as questões citadas acima, você deve fazer um contrato de prestação de serviço. Ele garante que tanto você quanto o cliente estão seguros em caso de inadimplência por alguma das partes. O contrato tem que conter todos os dados acordados, como o valor do serviço, modos de pagamento e as consequências em caso de quebra de acordo.

Além disso, lembre-se sempre de fazer um cadastro de cada cliente em seus documentos. Anote o nome completo, telefone, endereço, e-mail, um documento de identificação e mantenha um histórico de pagamentos. Com esses dados, será mais fácil manter contato com o indivíduo para informá-lo sobre o caso e até mesmo para cobrá-lo, se for necessário.

3. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Manter o seu cliente sempre informado sobre o caso é essencial para que ele lhe pague em dia. Pode parecer exagero, mas não é. Geralmente, o cliente não deixa ou não se esquece de pagar a fatura quando tem a impressão de que o profissional realmente está trabalhando em sua ação.

Essa dica é especialmente importante em casos longos, porque se o cliente não tiver notícias suas, ele pode pensar que você se esqueceu do caso dele.

Além disso, manter um bom relacionamento com o seu cliente também pode ser interessante caso você tenha que cobrá-lo. Ao se comunicar com frequência com ele, você o conhece melhor e sabe qual é a maneira mais adequada de conversar ele. Ainda, você não passa a impressão de que só fala com o cliente quando precisa pedir o seu pagamento.

4. Lembre o cliente do vencimento da fatura

Assim como alguns profissionais não são organizados, há os clientes que também não são. Então, é importante que você reforce que a data de vencimento da fatura está chegando. Mande um aviso, por e-mail ou pelo celular, cerca de 5 dias antes do dia do pagamento. Se possível, envie outra mensagem também no dia do vencimento da conta.

Faça isso com todos os clientes e não somente com aqueles que têm um histórico de inadimplência, para que o tratamento seja igual para todos. Lembre-se ainda de enviar a fatura com antecedência para o cliente, para que ele tenha tempo de se organizar e pagar a conta em dia.

5. Ofereça diferentes formas de pagamento

Atualmente, existem várias maneiras de realizar um pagamento. Ele pode ser feito com dinheiro, cartão de débito ou crédito, boletos, entre outros. É claro que é importante observar quais formas de pagamento são interessantes para o seu escritório, mas não deixe de considerar também quais tipos de pagamento facilitam o processo para os seus clientes.

Esse fator é relevante, porque ao oferecer mais de uma forma de pagamento, as chances de os indivíduos pagarem as faturas em dia são muito maiores devido à comodidade. Por exemplo, se o cliente puder pagar com o cartão de débito pelo aplicativo em vez de ter que enfrentar a fila do banco para fazer um depósito, talvez ele cumpra a tarefa com antecedência.

Analise ainda a possibilidade de parcelar os pagamentos dos clientes. Em um primeiro momento, essa alternativa pode não parecer tão vantajosa para você, mas esse modelo geralmente se adequa melhor à realidade dos brasileiros. Sendo assim, os clientes costumam pagar em dia esse tipo de fatura e você consegue ter uma certeza maior de quando receberá o pagamento pelos serviços prestados.

6. Tenha um software de cobranças

Mesmo cuidando atentamente dos pagamentos e cobranças, você ou o funcionário responsável podem se perder, ou se esquecer de fazer alguma atividade, como mandar um lembrete de vencimento da fatura. Por isso, existem softwares de cobrança que facilitam e melhoram a execução desse trabalho.

As ferramentas realizam as atividades necessárias automaticamente, de acordo com o que você definir. Por exemplo, elas enviam lembretes de cobrança, oferecem diferentes meios de pagamento, possibilitam a adição personalizável de juros, multas e conferem o pagamento de seus clientes.

Ou seja, com um software de cobrança de qualidade, você não precisa se preocupar mais em contatar o cliente para cobrar as faturas que estão atrasadas, porque a ferramenta fará isso para você. Além disso, dificilmente algum indivíduo deixará de pagar a conta porque se esqueceu.

Sendo assim, o nível de inadimplência em seu escritório de advocacia pode diminuir bastante. Caso você ainda não conheça nenhum software de cobranças, acesse o nosso site e veja como a Elevia pode lhe ajudar!