A economia da recorrência na advocacia pode auxiliar os escritórios na estabilização do fluxo de caixa e a atrair mais clientes.

A economia de recorrência não é um modelo de administração novo, porém nos últimos anos ela passou a ser aplicada em diversas empresas de diferentes setores. Isso aconteceu porque os empreendedores perceberam que ela é vantajosa tanto para o negócio quanto para os clientes.

Esse tipo de economia pode ser muito positivo para escritórios de advocacia, principalmente para aqueles que estão passando por problemas no fluxo de caixa. Por isso, a economia de recorrência na advocacia também está se tornando uma prática comum.

Se você tem um escritório de advocacia e ainda não trabalha com esse modelo de economia, fique tranquilo. A seguir, vamos explicar o que é a economia de recorrência e como implementá-la em seu negócio. Confira!

O que é a economia da recorrência

É um modelo de administração baseado na oferta de acesso a produtos ou serviços, e não na propriedade deles. Isto é, ela é um método de assinaturas, em que o cliente paga um valor mensal para usufruir dos serviços de uma empresa.

A economia de recorrência é bastante conhecida graças a instituições como Netflix e Spotify, em que os consumidores pagam um preço mensalmente para poder ter acesso aos filmes, séries e músicas de cada empresa. Contudo, ele já era aplicado há muito tempo por outras empresas, por exemplo, os jornais e revistas.

Como esse modelo ficou famoso devido às instituições ligadas ao entretenimento e a informação, muitos acreditam que a economia de recorrência só funciona nesses tipos de empresa. Entretanto, isso não é verdade. Diversas empresas utilizam esse modelo e aproveitam as vantagens que ele oferece para todos os envolvidos.

Contudo, para que a economia de recorrência funcione, a instituição que decide usá-la precisa seguir determinadas regras desse modelo. Entre elas, existem 5 princípios que não podem deixar de ser aplicados para que a  economia seja bem-sucedida. São eles:

  • O uso de serviços com direito de acesso e não de propriedade;
  • Preços baseados no consumo;
  • Transparência na relação entre empresa e cliente;
  • Simplicidade para aderir e cancelar a assinatura;
  • Fornecer comodidade aos clientes.

Essas regras mostram que na economia da recorrência a satisfação do cliente é muito importante. Ela realmente é essencial, porque se ele estiver satisfeito, será mais fácil fidelizá-lo e fazer com que ele continue com a assinatura.

Ademais desses itens, para que o cliente seja fiel a um escritório de advocacia, os profissionais devem entregar um serviço de qualidade para o indivíduo. Para realizar um bom trabalho, o advogado tem que fazer algumas atividades, como se dedicar ao caso, notificar o cliente sobre o desenvolvimento dele e sempre estar aberto para tirar dúvidas sobre o processo.

Quais são os benefícios desse modelo de economia na advocacia

No campo da advocacia é comum que muitos escritórios dependam de grandes contratos e de benefícios relacionados às decisões jurídicas para receber um pagamento. Isso pode ser um problema, porque o profissional não tem como saber exatamente quando vai receber, portanto, ele não consegue fazer um planejamento financeiro exato do escritório.

Ao adotar um modelo recorrente na firma, esse cenário muda para melhor, porque o advogado tem certeza de que vai receber naquele mês e ele sabe ainda o valor mínimo que será ganho. Sendo assim, ele é capaz de se planejar e de estabilizar o fluxo de caixa do escritório.

Além disso, como o cliente tem que pagar uma mensalidade, geralmente o valor dela costuma ser baixo. Isso é bom para o consumidor, porque pequenas parcelas podem se encaixar melhor no orçamento dele e ele recebe um serviço de qualidade, em que acompanha o desenvolvimento do caso sem burocracia.

Cobrar um preço justo pela assinatura também é vantajoso para o profissional, porque assim ele consegue atrair mais clientes para o seu escritório. Com mais consumidores e um fluxo de caixa estável, a firma poderá crescer e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos.

Como implementar um modelo recorrente na advocacia

O primeiro passo para implementar o modelo da recorrência na advocacia é analisar o que o seu escritório pode oferecer de diferente para os seus clientes com a assinatura. O mais comum nesse campo é que o profissional oferte para o indivíduo uma atenção e dedicação extra para o caso dele.

Ou seja, o advogado deve fazer um esforço maior para resolver o processo e informar o cliente regularmente sobre o andamento do caso. Para o indivíduo isso é benéfico, porque assim ele saberá que o escritório está realmente cuidando de seu caso e ele ainda poderá cobrar o profissional responsável, se ele não estiver dando a devida atenção para o processo.

Então, na advocacia, o modelo recorrente geralmente funciona da seguinte maneira: o escritório combina com o cliente um valor pelos honorários, pelos percentuais pós-decisão e ainda oferece uma assinatura para que o caso receba atenção extra do profissional responsável.

Nesse modelo de economia, os colaboradores do escritório ainda devem sempre fornecer um bom atendimento para o cliente para que esse fique satisfeito. Se ele não ficar, ele pode cancelar a assinatura facilmente e a firma acaba perdendo mais uma certeza em seu planejamento.

É importante ressaltar que os colaboradores do escritório devem verificar com antecedência se eles conseguem realizar esse trabalho, antes de começar a ofertá-lo. Afinal de contas, fornecer uma dedicação extra é ótimo para ambos os lados, mas apenas se o escritório for capaz de entregar o serviço adicional.

Caso a dificuldade seja realizar as atividades administrativas, como cobrar e verificar se todas as faturas foram recebidas, um software de cobranças e recebimentos pode auxiliar os colaboradores.

Essa ferramenta é muito vantajosa para um escritório jurídico, porque ela evita a inadimplência dos consumidores e organiza os pagamentos da firma. O software é capaz de alertar os clientes automaticamente sobre os vencimentos das faturas, facilitar o pagamento e adicionar juros e multas a uma conta.

Dessa forma, os profissionais têm mais tempo livre para se dedicar aos casos dos clientes. Se você quiser aplicar a economia de recorrência em seu escritório, analise bem as condições dele e utilize um software para lhe ajudar nas cobranças e recebimentos.

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