Depois de alguns anos sem postar, decidi voltar e escrever sobre um tema que é minha paixão: Tecnologia. Mais especificamente sobre Tecnologias Jurídicas 4.0, que são as tecnologias da nova era, as tecnologias que realmente estão a favor dos Advogados que desejam elevar a sua carreira para outro nível.

No momento em que escrevo esse artigo, ainda estamos em quarentena na cidade de São Paulo. O mundo está passando por um momento bem diferente de tudo que, pelo menos eu, já havia presenciado.

My 2 cents, ou, em português mesmo, minha humilde contribuição para os Advogados que habitarão esse novo mundo!

Com o intuito de contribuir com as carreiras dos Advogados e Advogadas do nosso país, em meio à tanta confusão de informações e necessidades de adaptação, resolvi compartilhar nesse artigo, os 3 principais benefícios que os Softwares de Gestão Jurídica oferecem aos empreendedores do Direito.

Vamos lá! ?

Benefício 1: entender realmente o seu lucro e faturamento

Esse é um tema de extrema importância para os Advogados e Escritórios de Advocacia. Trabalhar no escuro, como o ditado diz, é um erro. Não há mais espaços para achismos. O Advogado ou Escritório de Advocacia que não estiver atento ao seu faturamento, como também ao seu lucro e margem, pode estar “morrendo lentamente”, e o pior, sem saber que isso pode está acontecendo.

Ao utilizar um Software de Gestão de Processos de forma correta, o Advogado passa a visualizar com muito mais pé no chão, o que está ocorrendo com seu negócio. Os Softwares mais modernos, disponibilizam relatórios que, com apenas um clique, facilitam demais a vida dos profissionais no seu dia-a-dia.

Além disso, é possível, na maioria dos Software Jurídicos, exportar os principais relatórios para Excel, permitindo que sejam criadas novas visualizações dos dados disponíveis.

Benefício 2: quem são os meus melhores clientes?

Suponha que você atua especificamente com contencioso e cobra os honorários dos seus clientes, na maioria dos casos, no “sucesso” ou no encerramento do processo.

Agora, pense comigo: será que se você, um profissional do Direito especialista em um determinado assunto, poderia eventualmente oferecer outros serviços mais “pontuais”, consultivos, por exemplo, em que, o seu fluxo de caixa, seja mais previsível?

Você deve SEMPRE analisar o custo x benefício dos seus clientes.

Eventualmente, serviços menos complexos oferecidos aos seus clientes, podem gerar um faturamento mais rápido e consumir menos horas trabalhadas, sejam elas suas ou dos seus sócios / colaboradores.

E como os Softwares de Gestão ajudam nisso? Através as informações que você insere nos softwares, como por exemplo, abertura do processo (no caso de contencioso) ou até mesmo o cadastro do tempo gasto na elaboração de um contrato, são armazenados pelo software e, com apenas alguns filtros, é possível ter uma ideia de quem são os seus melhores clientes.

Analise os softwares disponíveis no mercado e veja qual se encaixa melhor no seu momento de negócio. Sim, um escritório de advocacia é um negócio também ;-).

Benefício 3: medir a produtividade da sua equipe

Não é raro encontrarmos em Escritórios de Advocacia de todo os portes, Advogados ou Advogadas que são, digamos, diferenciados.

Você, como gestor ou gestora, deve remunerá-los de forma justa, visto que as entregas desses profissionais, na maioria das vezes, são mais assertivas e sua produção muito maior.

Se esse for o seu caso, sugiro fortemente que você analise a produtividade de sua equipe como um todo, não somente para cobrá-los, mas sim para ter informações reais da produção do seu time, de forma individualizada.

Com essas informações em mãos, é possível estabelecer formas de remuneração variável muito mais justas, evitando assim que você tenha pedidos de demissão por conta do não reconhecimento de sua parte dos profissionais mais diferenciados.

Ok, Rafael, mas o que isso tem a ver com os Softwares de Gestão? Tudo!

Você precisa trabalhar com um ou mais softwares que entreguem ferramentas, não só para analisar os seus dados, mas que sejam SIMPLES o suficiente para que você, seus colaboradores, enfim, todo o seu time possa fornecer os dados corretos dos serviços executados.

Existem diversos produtos no mercado, inclusive alguns que podem “monitorar” todos os canais de atendimento do seu escritório, com o objetivo de agrupar esses dados e saber, realmente, quem de fato está produzindo e entregando resultados sólidos.

Então, se esse for o momento para adotar esse tipo de tecnologia, não tenha medo e vá fundo.

A Tecnologia Jurídica está aqui para ajudar

Durante toda a minha trajetória desde Jurídico Certo, AB2LJusbrasil e agora, com meu mais novo projeto, a Elevia, tenho visto muitos empreendedores de LawTechs e LegalTechs com o simples objetivo de ajudar os seus clientes que são, em sua grande maioria, os Advogados e Escritórios de Advocacia.

Então, se você é um empreendedor do Direito, aproveite a oportunidade! Comece a estudar mais a fundo sobre como a tecnologia pode, de fato, impulsionar e transformar o seu negócio, levando para um próximo nível.

Tamo junto nessa jornada!