Hoje, a maioria das pessoas leva seus telefones para qualquer lugar. Mas quanto você ganha com seu telefone celular em sua atuação como advogado ou advogada?

Com a tecnologia legal baseada em nuvem, você não apenas pode otimizar seu horário faturável e atendimento ao cliente, aumentando sua disponibilidade, como também pode acessar seu escritório de advocacia remotamente.

A melhor parte? Existem muitos aplicativos para advogados – projetados especificamente para ajudar os escritórios a atingir seus objetivos.

Aplicativos para advogados que fazem a diferença

O uso criativo do seu smartphone e tablet pode simplificar o seu dia-a-dia. Seja você um usuário iPhone ou Android, existem muitos aplicativos de advogados que você pode usar para criar uma infraestrutura poderosa para a sua prática que permitirá que você trabalhe remotamente.

Veja alguns dos principais aplicativos para escritórios de advocacia disponíveis. Alguns desses aplicativos foram projetados especificamente para advogados, enquanto outros simplesmente funcionam bem na prática jurídica.

Evernote e OneNote: para organizar suas anotações

O Evernote é líder do setor em seu design simples e capacidade de capturar notas e gravações em tempo real – em diversos formatos. Além de salvar e organizar notas escritas, o Evernote se integra à sua câmera do smartphone. Você pode capturar uma imagem de praticamente qualquer superfície (recibo, quadro branco, papel), girá-la, cortá-la e ajustá-la às dimensões necessárias, além de compartilhá-la facilmente no seu dispositivo móvel.

Para advogados que operam em um ambiente Microsoft Office, o OneNote também é outra boa opção.

Feedly e Google Alertas: para saber o que está acontecendo no mercado jurídico

Com as mídias sociais, criamos, circulamos e consumimos cada vez mais conteúdo em um ritmo cada vez mais rápido. Ainda assim, para pesquisa, marketing, análise de concorrentes e muito mais, os advogados precisam ter acesso a conteúdo em tempo real. A solução? Você precisa de uma ferramenta que permita filtrar o que não é importante para criar uma base de conhecimento útil.

Com o Feedly, você pode otimizar o monitoramento de conteúdo e os compartilhamentos sociais, para nunca perder um caso ou um tópico de tendência. Organize seu conteúdo em fluxos, colete artigos com tags e compartilhe-os facilmente nas mídias sociais e contas separadas.

Além do Feedly, você pode usar o Google Alertas para monitorar termos que são interessantes para você. Confesso que eu tenho um alerta criado com o meu próprio nome e também para a Elevia.

OneDrive, Box, Dropbox e Google Drive: para armazenamento de documentos

Se você estiver trabalhando remotamente e usando seu telefone celular, precisará de um serviço de armazenamento de dados na nuvem que permita acessar seus dados de qualquer lugar. O OneDrive, o Box, o Dropbox e o Google Drive são adequados, com algumas vantagens notáveis:

O Google Drive oferece integração direta com o Google Docs, que permite editar todos os seus documentos diretamente do seu navegador sem precisar de outros programas.

O Box oferece pesquisa no documento de contas de nível corporativo.

O OneDrive integra-se nativamente ao conjunto do Microsoft Office, tornando essa uma boa opção para os usuários da Microsoft.

Seus dados também estão seguros na nuvem. O Dropbox, Box e Google Drive empregam criptografia de dados, bem como protocolos de segurança físicos e eletrônicos nos sites de seus servidores. Segurança em primeiro lugar.

iAnnotate, GoodReader e PDF Expert: para anotação e marcação de documentos

Esteja você trabalhando no telefone celular ou não, provavelmente precisará revisar e marcar documentos. Você precisa de um leitor de PDF robusto que permita redline, destacar e adicionar notas e comentários aos seus documentos.

Três boas opções para advogados são iAnnotate, GoodReader e PDF Expert . O GoodReader sincroniza com o Dropbox. Além disso, o iAnnotate e o PDF Expert permitem sincronizar documentos de várias fontes online, como Dropbox e Google Drive, facilitando ainda mais o gerenciamento de documentos.

Small PDF: para converter, juntar e assinar documentos em PDF

O Small PDF é um dos meus aplicativos preferidos. Com ele, é possível juntar, assinar, converter arquivos para PDF e de PDF para outros formatos, como DOC, XLS, entre outros. Vale muito a pena ter a conta paga, pois com ela você ganha mais liberdade para trabalhar com os documentos. Funciona muito bem e não precisa instalar absolutamente nada.

Canva: para criar posts e artes sem precisar de um designer

Se você está precisando criar posts para as redes sociais, artes para o seu blog ou até mesmo para o seu site, mas não tem nenhum designer por perto, o Canva é pra você.

Com uma interface extremamente intuitiva, ele fornece modelos (muito bons, inclusive!) prontos para sua próxima arte. Além disso, ele catalogou os tamanhos de imagens que as redes sociais exigem, facilitando muito o trabalho de quem não tem tanta familiaridade assim com elas.

Sugiro muito você testar e quem sabe assinar o plano Premium deles. Se você publica constantemente como eu, vai valer muito a pena.

Zoom: para reunião com clientes e parceiros

Um aplicativo de vídeo-chamadas e mensagens como o Zoom, realmente permite que os advogados atendam remotamente. Precisa encontrar-se rapidamente com um cliente? Agende uma vídeo chamada com ele via Zoom.

Elevia: para gestão automatizada de honorários

Por fim, você precisará de uma solução de gerenciamento de honorários baseada em nuvem que permita operar suas finanças remotamente. Uma solução de móvel como a Elevia, permitirá que você acesse os dados de faturamento do seu cliente de forma segura, remota e a qualquer momento.

Com a Elevia, você pode acompanhar em tempo real como estão as finanças do seu escritório de advocacia.

E você, qual aplicativo você utiliza para deixar o seu dia mais produtivo?

Tamo junto nessa jornada! ?