Usar uma plataforma de cobranças recorrentes tem sido bastante comum na vida de empreendedores e empresários, afinal, em tempos de pandemia e dificuldades para ir ao banco, essas plataformas têm ajudado muito a facilitar o pagamento dos clientes e evitar até mesmo a inadimplência.

No texto de hoje, vamos explicar quais são os principais motivos para que você comece hoje mesmo a utilizar uma plataforma de cobranças recorrentes na sua empresa ou caso você seja um profissional autônomo. Veja abaixo as informações que separamos!

Veja abaixo cinco motivos para usar uma plataforma de cobranças recorrentes!

Não faz muito tempo, cobrar clientes através de boletos bancários ou com o cartão de crédito era algo um tanto quanto restrito, que exigia contas em grandes bancos, que ofereciam planos com valores bem elevados para esse tipo de serviço.

Com o aumento do acesso à tecnologia, surgiram as plataformas de cobranças recorrentes, que hoje ganharam muito espaço e a confiança de empresas, tanto pequenas quanto grandes. Mas, ainda tem muita gente que opta por receber os pagamentos por meio de transferência bancária ou dinheiro vivo, geralmente por falta de informação e por haver o entendimento de como as plataformas podem ser úteis.

Então, sem mais delongas, separamos abaixo 5 motivos para que você comece a utilizar uma plataforma de cobrança recorrente para cobrar os seus clientes de forma mais segura. Vamos lá?

1 – Você não precisa cobrar o seu cliente diretamente

A inadimplência é um dos grandes problemas que os empreendedores e prestadores de serviços enfrentam todos os meses. Quando você precisa receber do seu cliente em espécie ou mesmo por meio de transferência bancária, automaticamente, é preciso cobrá-lo de forma direta, o que pode gerar um certo transtorno e constrangimento. As plataformas de cobranças recorrentes ajudam a lembrar o seu cliente da obrigação que ele tem de pagar pelo seu serviço, utilizando lembretes como o e-mail e SMS, por exemplo.

Dessa forma, você não precisa entrar em contato com o seu cliente para perguntar se ele fez ou não a transferência ou se ele irá passar na sua empresa para fazer o pagamento. O boleto é emitido automaticamente ao e-mail dele, de forma com que ele se lembre da data de vencimento. Simples, prático e sem constrangimento!

2 – Você consegue cobrar juros

Se o seu cliente atrasar o pagamento, é possível estabelecer o juros que você quer receber pelo tempo de atraso. Muitas vezes, o cliente deixa de pagar no dia certo porque acredita que não haverá nenhum problema em fazer isso e acontece muito do prestador de serviço ficar em último lugar para ter o pagamento efetuado. Por outro lado, se você tem um cliente antigo do qual você não quer cobrar juros, a plataforma traz a opção de enviar a fatura sem o adicional por atraso. Você fica no controle das suas decisões!

3 – Você organiza suas finanças

A plataforma de cobranças recorrentes oferece um painel onde você consegue organizar todos os seus recebimentos e fazer a transferência para sua conta de uma única vez, se for a melhor estratégia para o seu negócio. Isso é ótimo para aqueles empreendedores que recebem de vários clientes em datas diferentes e desejam mais organização financeira para suas empresas. Assim, você consegue organizar os recebimentos e as suas contas pessoais ao mesmo tempo, evitando receber picadinho ao longo do mês.

Além disso, a cobrança de transferência pode ser feita uma única vez, sem a necessidade de ser feita a cada novo pagamento de um cliente. Mais economia e facilidade para o seu negócio!

4 – Você organiza os seus clientes

Quando você faz o cadastro em uma plataforma de cobranças recorrentes, você organiza todos os seus clientes naquele mesmo local. Por lá, é possível cadastrar cada um dos seus clientes com todos os dados deles, incluindo o CPF ou CNPJ, a Razão Social e o endereço de e-mail. Isso evita que você tenha que fazer planilhas à parte para organizar os dados dos seus clientes, afinal, todos estarão lá salvos para quando for necessário ter acesso à alguma informação de maneira rápida e prática. Para emitir uma cobrança, é bastante simples, já que basta selecionar o cliente que já está cadastrado na plataforma, não sendo necessário digitar cada um dos dados novamente. Para quem tem uma vida corrida, essa facilidade é uma mão na roda!

5 – Você sabe quem te pagou e quem deixou de te pagar

Por fim, um dos grandes motivos para usar uma plataforma de cobranças recorrentes, é ter acesso facilitado a todas as cobranças que você precisa emitir em um mês. Se algum cliente deixar de te pagar, você não precisa se preocupar em dar baixa em planilhas complicadas e que tomam muito do seu tempo – tudo estará registrado na plataforma e as faturas em atraso estarão na palma da sua mão.

Assim, você não esquece de ninguém e pode enviar lembretes ao cliente inadimplente. Tudo isso permite maior controle dos recebimentos e evita muita dor de cabeça.

Conclusões

As plataformas de cobranças recorrentes estão cada vez mais comuns no dia-a-dia do empreendedor e do empresário. Deixamos por último um dos mais importantes motivos para começar a utilizá-las: as plataformas são muito seguras e oferecem um serviço de qualidade para quem quer cobrar o cliente de maneira mais prática e rápida. Você não precisa se preocupar, pois seus dados e cobranças estão seguros conosco!

Acesse o nosso site e comece hoje mesmo a cobrar seus clientes de forma mais profissional e segura.

Gostou das informações? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares!

Foto por Micheile Henderson em Unsplash.