A cobrança por WhatsApp é um recurso bastante interessante para empreendedores e empresários que desejam modernizar seus setores financeiros e garantir muito mais tranquilidade e transparência com seus clientes. Como hoje em dia as pessoas fazem seus pagamentos diretamente pelos aplicativos de banco, receber um boleto ou uma cobrança pelo WhatsApp é uma excelente forma de relembrar a necessidade de pagar um fornecedor – bom para você e bom para o seu cliente!

Nesse artigo, vamos explicar como você pode fazer uma cobrança por WhatsApp para vender mais e muito melhor! Veja abaixo algumas dicas que trouxemos sobre o assunto!

Cobrança por WhatsApp
Foto por Adem AY em Unsplash

Como fazer uma cobrança pelo WhatsApp?

Para quem utiliza plataformas de cobranças recorrentes, como a Elevia, fazer uma cobrança pelo WhatsApp é bastante simples e rápido. Separamos um passo-a-passo didático para você compreender melhor:

  • Primeiro, caso você não tenha um cadastro na nossa plataforma, entre em nosso site e faça um cadastro bem rápido e simples. Nele, você vai colocar todos os seus dados e cadastrar todos os seus clientes para facilitar sua vida na hora de fazer uma cobrança. Acesse: https://elevia.com.br.
  • Depois, basta você emitir uma cobrança para o seu cliente e compartilhá-la pelo WhatsApp, ou por qualquer outro meio que possa te ajudar a vender mais melhor, como e-mails, por exemplo.
  • Ao emitir sua cobrança, você irá perceber que o processo é muito simples, rápido e seguro. Em nossa plataforma, inclusive, é possível emitir cobranças recorrentes que serão enviadas para o WhatsApp automaticamente para facilitar esse processo e garantir que você não esqueça de enviar o boleto ou outro tipo de cobrança para o seu cliente na data correta. Explore todos os recursos da nossa plataforma porque você irá se surpreender com a facilidade e a tranquilidade para cobrar os seus clientes melhor.

Quais são as vantagens em enviar uma Cobrança por WhatsApp?

Cobrar o seu cliente por WhatsApp é uma forma muito inteligente de garantir que ele te pague na data correta e ainda faça isso de forma muito mais tranquila para ambos os lados.

Abaixo, nós separamos algumas das principais vantagens em emitir cobranças por WhatsApp, seja para um cliente recorrente, quanto para clientes avulsos!

1 – Você facilita a vida do seu cliente

Quando falamos em bom atendimento, temos que pensar em tudo que faz com que o cliente tenha mais tranquilidade e facilidade ao lidar com a sua empresa. Você precisa entregar ferramentas que façam com que a negociação, o pagamento e a entrega dos serviços, seja o mais simples possível para ele, afinal, ele precisa sentir que você agrega valor – e não o contrário.

Então, atender bem é também saber cobrar bem, e isso passa por meios de pagamentos facilitados e seguros para que seu cliente não tenha muito trabalho para conseguir te pagar na data correta. Sem dúvidas, receber um boleto pelo WhatsApp e fazer o pagamento diretamente pelo aplicativo do seu banco, é muito menos trabalhoso e facilita bastante a vida do cliente. Esse é melhor para o seu cliente, é melhor para você também!

2 – Você terá menos problemas com a inadimplência

Infelizmente, não é incomum que os clientes se esqueçam de pagar os fornecedores, simplesmente porque não anotaram ou porque você não soube estar presente de uma maneira clara, porém, não incômoda. A cobrança pelo WhatsApp permite que você consiga enviar lembretes ao cliente e fazer com que ele pague na data correta sem que seja preciso fazer ligações e perguntar muitas vezes quando ele irá depositar o valor na sua conta, por exemplo. Dessa forma, evita-se muita dor de cabeça e muita inadimplência também, especialmente aquelas que não são propositais. Com tanta coisa acontecendo no mundo, você precisa ter ferramentas que te auxiliem a fazer cobranças de maneira mais tranquila e sem desgaste.

3 – O seu controle financeiro melhora

Se você é um empreendedor que está iniciando no mundo dos negócios agora, pode ser que você ainda não tenha total controle do seu setor financeiro e precise fazer muitas coisas sozinho. Cobrar pelo WhatsApp pode ser bastante interessante para que você consiga relembrar os pagamentos de maneira muito mais rápida e otimizada – por exemplo, se você estiver conversando com o cliente, é possível saber se você enviou ou não o último boleto apenas acessando os documentos da conversa. Isso ajuda bastante para quem está começando e, também, para empresas um pouco maiores. A comunicação fica mais clara e direta!

4 – Você vende mais!

Por fim, com certeza uma das maiores vantagens de enviar cobranças por WhatsApp é você ter a capacidade de vender mais e de maneira melhor. Como dissemos, você facilita a vida do cliente, tem mais chances de receber na data correta e pode enviar cobranças na hora, algo que pode ser decisivo na hora de fechar um negócio. Existem ferramentas gratuitas no mercado, como as plataformas de cobranças recorrentes, e é interessante usá-las da melhor maneira possível para crescer e se expandir como empresa.

Conclusões

Enviar cobranças por WhatsApp é uma ótima maneira de fechar bons negócios e de organizar os pagamentos recorrentes. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco para que possamos te ajudar e te explicar melhor como funciona a nossa plataforma de cobranças recorrentes. Estamos à disposição para te atender!

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Foto por Christian Wiediger em Unsplash.