A cobrança automática por SMS das faturas dos seus clientes é uma forma bastante interessante de receber sem que, necessariamente, seja preciso falar diretamente com o cliente todos os meses para que ele faça o pagamento dos seus serviços. Com a automatização dos recebimentos, você ganha tempo e foca sua comunicação naquilo que realmente importa, que é a prestação de serviço de qualidade.

Se você é um empreendedor e quer entender mais como funciona a cobrança automática por SMS, veja no texto de hoje algumas informações sobre esse assunto e como esse tipo de cobrança pode ajudar a aumentar suas vendas. Veja abaixo!

Como funciona a Cobrança Automática por SMS?

A nossa plataforma de cobranças recorrentes, a Elevia, funciona de forma a facilitar as suas cobranças e ajudar o seu cliente a lembrar da necessidade de fazer os pagamentos na data correta. Entre as funcionalidades, a cobrança automática por SMS se destaca, justamente porque ela te ajuda a organizar os seus recebimentos mensais recorrentes sem que você precise todos os meses atualizar os boletos. Funciona basicamente assim:

  • Você irá cadastrar o seu cliente recorrente na plataforma, colocando dados como CPF ou CNPJ, o nome ou a razão social, o número de telefone e o e-mail.
  • Ao cadastrar uma fatura recorrente, o SMS será enviado automaticamente todos os meses. Por exemplo, se seu cliente irá te pagar todo dia 10, sempre que essa data estiver se aproximando, ele receberá a fatura por SMS e, também por e-mail, caso você cadastre essa opção. Assim, o cliente recebe esse lembrete e não é necessário entrar em contato com ele para fazer a cobrança de maneira direta.
  • Mesmo para faturas únicas, é possível utilizar os lembretes via SMS e a própria fatura com link dentro desta mensagem. O cliente pode clicar na fatura e fazer o pagamento pelo celular, sem a necessidade de imprimir o boleto ou de entrar no site para realizar essa ação.

As vantagens da cobrança automática por SMS

Existem muitas vantagens em automatizar as suas faturas e os seus recebimentos de maneira geral. Separamos abaixo algumas dessas principais vantagens para que você comece a pensar na possibilidade de organizar a sua parte financeira desta maneira. Vamos lá!

1 – Você foca sua comunicação na sua prestação de serviços

Como nós já falamos logo acima, a comunicação com o cliente é muito importante para que as suas vendas aumentem e você consiga fechar mais negócios. Se você tiver muitos clientes para cobrar diretamente, o seu tempo fica mais escasso e você passa a ter menos espaço na sua agenda para conversar com o cliente sobre o que realmente importa, que é a prestação de serviços. Afinal, o que paga as suas contas no fim do mês, é aquilo que você entrega ao seu cliente e não as cobranças em si.

Se o cliente não estiver satisfeito com o serviço prestado, ele não vai te pagar e vai romper o contrato, então, é essencial ter tempo para conversar com todas as pessoas para quem você presta algum tipo de serviço. E com as faturas automatizadas, com certeza, isso se torna muito mais fácil e rápido!

2 – Você tem menos estresse

Se você automatiza as cobranças por SMS, o seu nível de estresse vai cair bastante, justamente porque você não terá que se desgastar com as cobranças mensais e até mesmo com os atrasos. A automatização vai fazer o papel de enviar lembretes ao cliente e de enviar a fatura na data correta, diminuindo muito a inadimplência e garantindo que você tenha uma rotina muito mais tranquila. Se o cliente deixar de te pagar, aí sim será o momento de entrar em contato com ele e perguntar o motivo do atraso. Mas, com certeza, a diminuição de pessoas que atrasam vai te ajudar a vender mais porque você estará muito mais focado e concentrado no que realmente importa. Lembre-se: prestar um bom serviço é muito mais vantajoso do que se preocupar em cobrar os seus clientes!

3 – Você facilita para o seu cliente

Se o seu cliente contrata o seu serviço, significa que ele quer pagar por ele. Às vezes, o atraso acontece porque ele não possui naquele momento uma maneira rápida e fácil de te pagar e você, como empreendedor, deve fazer o máximo possível para facilitar a vida dele.

A cobrança automática por SMS tem esse papel, que é o de facilitar o pagamento e oferecer ao cliente uma maneira muito mais fácil de realizar o pagamento. Ele passa a ter diversas opções e poderá escolher qual é a forma mais rápida e segura para que ele possa te pagar. Pensar nas facilidades para o cliente é pensar também em atendimento de qualidade, porque isso também impacta na hora de conseguir fechar um negócio.

Conclusões

A cobrança automática por SMS é uma forma bastante efetiva de cobrar o seu cliente e de oferecer um serviço de melhor qualidade para ele. Entre em nossa plataforma e faça o seu cadastro – é rápido, fácil, seguro e gratuito! Você irá pagar apenas por cobranças realizadas, sem nenhum tipo de cobrança mensal.

Se tiver alguma dúvida sobre o processo, entre em contato conosco para que possamos te ajudar a solucioná-las da melhor maneira possível. Mude sua forma de cobrar o seu cliente e venda muito mais!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Foto de Roman Pohorecki no Pexels.