Ficar devendo na praça é algo mais comum do que imaginamos e, segundo dados do SPC e Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros estão com dívidas ativas e com cobranças judiciais correndo na justiça. Apesar do tamanho do problema, você empreendedor e empresário deve se resguardar para ter a possibilidade de protestar um pagamento sempre que se tornar necessário, mesmo que isso signifique que mais uma pessoa terá o seu nome cadastrado nos órgãos de cobrança. Ter a possibilidade de fazer uma cobrança judicial é o seu direito como prestador de serviço e a garantia de que o seu cliente está ciente da responsabilidade que ele tem com a sua empresa.

No texto de hoje, vamos explicar o que é uma cobrança judicial de dívidas e como ela funciona para quem quer acionar a justiça com intuito de receber um valor devido pelo seu cliente. Veja abaixo!

Como funciona a cobrança judicial de dívidas?

É bastante simples entender como funciona a cobrança judicial de dívidas. De modo geral, trata-se de quando um credor processa as dívidas do seu devedor na justiça, ou seja, trazendo para o meio empresarial: é quando um empresário protesta os pagamentos não foram feitos pelos seus clientes, porém, que foram devidamente emitidos.

Mas para que seja possível protestar uma dívida, é essencial que haja a formalização dela. Se o seu cliente contratou seus serviços de maneira muito informal como, por exemplo, por meio de pagamentos em dinheiro, fica mais difícil comprovar que ele estava devendo uma mensalidade ou algum valor residual.

Dicas para conseguir acionar a justiça para cobrança de dívidas

Para que seja possível acionar a justiça para cobranças de dívidas, como explicamos acima, você deve formalizar essas cobranças antes de mais nada. Veja abaixo algumas dicas!

1 – Utilize plataformas de cobranças recorrentes

Uma boa maneira de organizar as suas cobranças e de formalizá-las é por meio das plataformas de cobranças recorrentes. Nelas, é possível cadastrar o seu cliente e enviar boletos conforme o contrato e, se caso ele deixar de te pagar, basta protestar esses boletos na justiça, garantindo o seu direito ao recebimento pelos serviços prestados. Ao ter um boleto com seu nome, CPF ou CNPJ, o cliente tem obrigação legal de pagar aquela dívida e isso pode te ajudar bastante até mesmo evitar a inadimplência, afinal, ele saberá que é possível entrar como uma ação judicial para garantir aquele pagamento.

2 – Faça um contrato

Além da cobrança em si, é bastante interessante formalizar essa relação com o cliente por meio de um contrato de prestação de serviços. Lembre-se que, quanto mais informações você colocar no contrato, melhor será o detalhamento de qual obrigação legal vocês possuem entre si. Não deixe de fazer o contrato e nem mesmo de formalizar a cobrança, porque é isso que garante o acesso à justiça, caso ele seja necessário em algum momento.

Ninguém quer precisar acionar a justiça para receber suas dívidas, por isso, é muito interessante conversar com o cliente e acordar certinho todos os detalhes sobre o pagamento e sobre as datas que esse pagamento acontecerá. Em caso de dúvidas sobre como funciona a plataforma de cobranças recorrentes, entre em contato conosco! Até a próxima!