Abrir um CNPJ é o primeiro passo para ter a sua própria empresa e alcançar o sucesso como empreendedor. A formalização é fundamental para quem quer ter acesso ao crédito e, também, todos os direitos referentes a ela, por isso, no texto de hoje, separamos alguns passos para quem quer abrir um CNPJ de maneira simples, para quem quer compreender como funciona a abertura de uma empresa.

Veja abaixo as informações que trouxemos sobre esse assunto tão relevante ao empreendedorismo no Brasil!

Quais são os passos para abrir um CNPJ?

Hoje em dia, a formalização está cada vez mais simples e rápida. Em alguns casos, é possível abrir um CNPJ em apenas um dia, garantido acesso ao crédito, envio de notas fiscais, entre outras funcionalidades essenciais para que uma empresa consiga evoluir. Mas existem alguns detalhes que valem a pena conhecer de maneira um pouco mais profunda para que abrir o CNPJ seja apenas o começo da sua vida empresarial. Sem mais delongas, separamos os principais passos abaixo! Veja!

1 – Saiba qual o enquadramento empresarial

O primeiro passo para que você consiga abrir um CNPJ de acordo com os seus objetivos é saber, de uma forma geral, qual será o enquadramento empresarial desse seu negócio. É óbvio que essa escolha de enquadramento deve ser realizada com ajuda de um contador profissional, porém, é interessante que você conheça os principais tipos de empresa para ter uma noção do que você precisa abrir para conseguir atuar de maneira adequada. Veja abaixo os principais:

  • MEI: Vamos começar com MEI, porque ele é o tipo de enquadramento empresarial mais simples que existe e que qualquer pessoa pode abrir pelo Portal do Empreendedor. O MEI é um profissional autônomo que decidiu se formalizar como microempreendedor para pagar menos impostos e conseguir estar devidamente em dia com os órgãos fiscalizadores. É importante que você saiba que esse enquadramento é indicado apenas para alguns tipos de profissionais e aqueles que possuem formação superior geralmente não podem se enquadrar nele, devendo atuar como profissional liberal ou com outro enquadramento empresarial. A dica é entrar no portal do empreendedor e verificar a lista de profissões que estão aptas a atuar como MEI e, se for o seu caso, esse é um ótimo enquadramento para quem tem rendimentos anuais de até R$81 mil reais, já que paga-se pouco impostos e é possível ter acesso a facilidades, como emitir nota fiscal e realizar cobranças recorrentes, além de contratos com empresas e pessoas físicas.
  • ME: Saindo um pouco do MEI, entramos na ME, que é a sigla para microempresa. A microempresa é indicada para aqueles que querem abrir um negócio um pouco maior do que o MEI e também para aqueles profissionais liberais que querem se formalizar com um CNPJ, pagando menos impostos e se mantendo em dia com os órgãos fiscalizadores. Esse enquadramento tem um limite de faturamento anual de 360 mil reais, então, é importante que você saiba mais ou menos quanto você fatura ao ano para ter certeza se abrirá ele é interessante ou não para o seu caso em específico.

Além desses regimes super comuns no Brasil, ainda temos outros para quem fatura mais ao ano. Também é muito importante saber se você vai querer ser um empresário individual ou se pretende ter sócios, porque isso impacta bastante na hora de abrir um CNPJ – por exemplo, para ser um empresário individual com responsabilidade limitada é preciso declarar um capital inicial de ao menos 100 salários mínimos, algo que pode ser inviável para muitas pessoas que ainda estão iniciando na vida empresarial.

2 – Entenda sobre o Regime Tributário

Outro ponto importante para quem quer abrir um CNPJ, é compreender um pouco mais sobre os regimes tributários que, nada mais são, do que a forma como pagamos nossos impostos ao nos enquadrarmos como empresa. De forma resumida, separamos os regimes tributários existentes no Brasil e a diferença entre eles:

  • Simples Nacional: Como o nome indica, é um regime tributário mais simples, que consiste no pagamento dos tributos em uma única guia. Esse é um regime muito indicado para pequenas e médias empresas e para quem quer mais tranquilidade para lidar com a contabilidade do seu negócio.
  • Lucro Presumido: No Lucro Presumido, presume-se o lucro com uma porcentagem fixa. É ideal para aquelas empresas cujo lucro é maior do que se presume, então, é importante fazer um cálculo adequado para se optar por ele.
  • Lucro Real: Já no lucro real, declara-se exatamente o quanto a empresa teve de lucro. É um Regime Tributário mais complexo e exige a ajuda de um contador debruçado nos números para se evitar falhas e pagamento de impostos a mais do que o correto.

3 – Procure ajuda de um contador

Ao abrir um CNPJ, caso você não se enquadre no MEI, é importante ter o auxílio de um contador profissional para que ele te ajude com todos os detalhes mais específicos. Abrir uma empresa com o enquadramento errado ou o Regime Tributário que não é vantajoso para o seu negócio pode causar prejuízos e até mesmo a falência da sua empresa recém-inaugurada. Procure um contador e faça o processo da melhor maneira possível.

E se você precisar de ajuda para cobrar os seus clientes, visite nosso site e abra sua conta na Elevia. É simples, fácil e rápido! Entre em contato conosco em caso de dúvidas, estamos à disposição para te ajudar! Até a próxima!