Ao cobrar nossos clientes, é muito comum que esqueçamos de emitir as cobranças com multas e juros por atraso. Mas, é bastante indicado que essas cobranças sejam o mais completas possível, justamente para evitar a inadimplência e para estimular os clientes a pagar os valores na data combinada. Afinal, isso ajuda a sua empresa a evoluir e garante mais tranquilidade financeira para ela. 

No texto de hoje, vamos explicar como você pode calcular de maneira simples o juros de 1% ao mês e o porquê você deve optar por ele como teto máximo para as cobranças aos seus clientes. Veja abaixo o que trouxemos sobre o assunto! 

Por que devo cobrar juros de 1% ao mês?

É fundamental entendermos, como empreendedores, que nossos clientes nada mais são do que consumidores de nossos produtos ou serviços. Temos o direito de cobrar multas e juros por pagamento atrasados, mas essa cobrança deve estar devidamente ligada ao Código de Defesa do Consumidor, o famoso CDC. 

Por isso, mesmo que uma plataforma de cobranças permita juros maiores, você deve se pautar na lei para evitar problemas e constrangimentos, afinal, se o cliente se indispor, ele terá razão. Então, segundo o CDC, o teto máximo de multa por atraso é de 1% ao mês – mantenha isso como limite para saber o quanto pode cobrar do seu cliente para ser justo e honesto. 

Outro ponto que vale citar é o porquê cobrar os juros. A resposta é simples: ao cobrar juros, você demonstra profissionalismo e estimula o seu cliente a pagar na data combinada. Assim, todos saem ganhando e o relacionamento de vocês se mantém saudável! 

Como calcular o juros de 1% ao mês? 

Obviamente, é possível calcular o juros de 1% ao mês de forma manual. Em uma dívida de 1000 reais, por exemplo, o valor seria de 10 reais ao mês, correto? E assim, pode-se fazer um cálculo simples para qualquer valor. Porém, não é de bom tom calcular juros de forma manual e nem mesmo é indicado enviar uma cobrança com juros pedindo uma transferência, por exemplo. O ideal e mais aconselhável utilizar uma plataforma de cobranças recorrentes, como a Elevia. Com ela, você automatiza o juros e evita o constrangimento de avisar o seu cliente que o atraso gerou juros e ele saberá na hora que for fazer o pagamento da cobrança. Veja os passos para emitir a cobrança!

  • Entre em nosso site: https://elevia.com.br/ 
  • Faça o seu cadastro e cadastre também o seu cliente, com o CNPJ e demais dados dele. 
  • Emita a cobrança e na hora de configurá-la, coloque o acréscimo de juros por atraso. Coloque o prazo máximo para receber o valor. Ex: 10 dias após o vencimento. 
  • Envie a cobrança. Se desejar, também acrescente um desconto pelo pagamento adiantado. 

Gostou de saber mais sobre como calcular juros de 1% ao mês? Compartilhe o texto nas redes sociais e não deixe de utilizar nossa plataforma para cobrar o seu cliente de maneira profissional! Até a próxima!