Infelizmente, é bastante comum que os clientes esqueçam de pagar suas obrigações, sejam elas mensais ou pontuais. Quando algo assim acontece, temos que ter bastante jogo de cintura e saber realizar cobranças de uma maneira adequada, sempre de forma educada e com cuidado para não cometer excessos. 

No texto de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre como você pode escrever uma cobrança para o seu cliente que não pagou, garantindo não apenas o pagamento da fatura atual, mas que ele continue contratando os seus serviços. Veja abaixo algumas dicas sobre o assunto!

Dicas para escrever uma mensagem de cobrança de maneira correta!

Abaixo, trouxemos algumas dicas para quem quer escrever uma mensagem de cobrança da melhor maneira possível. Veja! 

1 – Seja educado

Apesar de haver uma dívida, você precisa se lembrar sempre de que está lidando com um cliente e que vocês têm uma relação a ser prezada. Evite qualquer tipo de grosseria e não seja rude. O seu cliente pode ter simplesmente se esquecido de fazer o pagamento e a educação deve ser prioridade em seus tratamentos com ele. Busque utilizar palavras como: obrigada, por favor e com licença. Suas mensagens devem ser curtas e educadas, com o cuidado de manter o combinado em primeiro lugar. 

2 – Ofereça opções de pagamentos simplificadas

Se o cliente deixou de pagar uma cobrança, você deve se preocupar em oferecer soluções de pagamento mais facilitadas, como utilização de boleto à vista ou de cartão de crédito. Lembre-se que essa é uma relação onde ambos os lados devem manter um bom diálogo e você precisa se antecipar nas necessidades do seu cliente, afinal, existe o interesse de conseguir receber o valor devido, então, faça o possível para que o processo seja o menos desgastante possível para ambos. 

3 – Ofereça descontos para pagamento antecipado

Uma boa forma de receber antes do prazo final é oferecendo descontos para o pagamento antecipado. O seu cliente irá entender que você se importa com ele e você terá a vantagem de receber antes do previsto – todo mundo sai ganhando no fim das contas. Esse tipo de recurso é bastante comum em plataformas de cobranças recorrentes e o melhor dele é o fato de poder estipular um valor percentual que não irá pesar no fim do mês e ainda deixará o seu cliente satisfeito. 

4 – Seja direto e rápido 

Se você quer que o seu cliente se lembre da obrigação de pagar uma fatura, é importante ser direto e rápido na mensagem, até mesmo para mostrar que há o respeito pelo tempo dele. Seja direto e demonstre tranquilidade com a cobrança, afinal, não há necessidade de que o texto pareça excessivamente impaciente. O seu cliente vai compreender a mensagem e não ter que se esforçar para interpretar o que está escrito nela! Simplicidade é tudo quando lidamos com relações profissionais, especialmente à distância.

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